Reportagem Especial “Fé na Educação”, da Globo News

O Jornal das Dez da Globo News exibiu uma reportagem especial, dividida em cinco episódios, sobre algumas modalidades do ensino religioso no Brasil e no mundo. Prato cheio para debatermos:

1.

2. 

3. 

4. 

5. 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Reportagem Especial “Fé na Educação”, da Globo News

  1. De fato o tema causa discussões, mas o modelo visto em São Paulo e nas escolas francesas mostram comoé é possível haver religião e seu ensino de modo mais objetivo em Estados democráticos que prezam pela laicidade para assim garantir respeito a pluralidade.
    A respeito do Rio me lembrei do não nobre Deputado Antonhy Garotinho, que após ocorrer o massacre em Realengo falou: “Isso é falta de Deus nas escolas”! Não sabia ele que o assassino matou em nome de Deus e era ligado a igrejas evangélicas e correntes orientais… Parece-me que nesse estado o conhecimento é confundido com a pregação. Aliás os gastos para tal coisa é absurdo, e como escolher uma pessoa para se representar num leque?

    Vê-se um certo questionamento “ingênuo” sobre o Estado Laico… Sobretudo advinda de algumas bancadas fundamentalistas desse país. Devemos nos lembrar que o nosso Estado Laico é responsável pela liberdade de credo no pais, e que essa liberdade não deve ser usado e minada para se aproveitar e discriminar o outro.

    A matéria é coerente quando fala a respeito da discriminação, eu por exemplo aprendi em colégio paticular em aulas de Religião dado por um viés católico a condenação cultural dos negros, a possessão demoniaca de gays e a submissão feminina. Argumentos que ao invés de serem demonstrados eram dados como válidos, vigentes sob o que um único Deus mencionava como certo.

    A Antropologia e sua busca e reconhecimento sobre as religiões tem muito a contribuir para o debate mas de fato é preciso que se pense politicamente as atitudes tidas para dentro do Estado Democrático de direito, que o espaço para o conhecimento não se confunda para a subjetividade religiosa, essa é dever da sociedade conceber, deve estar fora do Estado. Ou seria ao menos interessantes ter aulas de psicografia, sacrificio de animais, teoria de propesridades e etc em escolas… Até porque não estamos em Hogwarts.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s