Teologia e Pluralismo Religioso

Conferência de Lançamento proferida pelo autor, Faustino Teixeira 

Do website da Editora Nhanduti

Teologia e Pluralismo Religioso

A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo religioso enquanto valor irredutível e irrevogável. Trata-se de um novo horizonte para a teologia, um singular e essencial paradigma que provoca uma profunda mudança na dinâmica da autocompreensão teológica no tempo atual. O pluralismo religioso deixa de ser compreendido como um fenômeno conjuntural passageiro, um fato provisório, para ser percebido na sua riqueza como um pluralismo de princípio ou de direito. (p. 167)
(…) Assim como existe a grande e rica biodiversidade do planeta, que requer atenção, cuidado e vontade de preservação, assim há também a diversidade das religiões e opções espirituais que demandam semelhante simpatia e acolhida. Os bispos católicos da Ásia, em documentos de grande riqueza e significação, vêm apontando com firmeza a importância dessa diversidade religiosa, entendida como valor a ser preservado.(p. 170)
(…) A teologia feminista tem contribuído para superar uma tendência exclusivista do cristianismo, abrindo espaço para “uma noção de divindade que saiba colher as diversidades”. Neste importante trabalho de crítica ao androcentrismo, tem-se recuperado importantes reflexões tecidas no campo da espiritualidade feminina cristã da Alta Idade Média (séculos XII a XV), quando foram gestadas importantes metáforas femininas para a configuração de uma espiritualidade mais plural. (pp. 162-3)
(…) Na América Latina, a discussão em torno da teologia do pluralismo religioso tem provocado controvérsias. Há grupos teológicos cristãos mais afinados e sensibilizados para os desafios do pluralismo religioso e outros mais temerosos, resistentes ou críticos aos desdobramentos da reflexão. […] Mas não há dúvida de que a manutenção de atitudes e posicionamentos exclusivistas e mesmo inclusivistas torna-se no tempo atual rigorosamente problemática e carente de plausibilidade. (pp. 163-4)

 Faustino Teixeira. Teologia e Pluralismo Religioso. Lançamento do livro, conferência e debate. Nhanduti Editora 2012. Assista:


TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 2 (10:46):
3 paradigmas que marcam a Teologia do Pluralismo Religioso; exclusivismo; inclusivismo.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 3 (6:09): 
3 paradigmas que marcam a Teologia do Pluralismo Religioso: inclusivismo.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 4 (8:37): 
3 paradigmas que marcam a Teologia do Pluralismo Religioso; inclusivismo; Jacques Dupuis; Claude Geffré.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 5 (11:14): 
3 paradigmas que marcam a Teologia do Pluralismo Religioso; pluralismo; Paul Knitter; John Hick; Roger Haight.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 6 (6:19): 
3 paradigmas que marcam a Teologia do Pluralismo Religioso; pluralismo; os teólogos asiáticos; a Teología da Libertação e o Pluralismo Religioso.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 7 (5:50): 
debate; Frei Betto: valores evangêlicos ou humanos no contexto do pluralismo religioso? Pós-pluralismo religioso: pessoas religiosas vivem valores humanos; Henri Peña Ruiz.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 8 (10:24): 
debate: profundência, transparência e imanencidade do mistério de Deus; a importância das opções espirituais; a maldade humana e o diálogo inter-religioso; linguagem exclusivista como obstáculo no diálogo inter-religioso.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 9 (3:50): 
debate: a necessidade de fazer redução da linguagem teológica: construir linguagem de diálogo e respeito e não beligerante.

TttttTeologia e Pluralismo Religioso. Pt. 10 (6:20): 
debate: o anúncio do Evangelho em contexto do diálogo inter-religioso ou do pluralismo religioso.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s